Livro Dom Casmurro

Dom Casmurro de Machado de Assis

Capa do livro Dom CasmurroTerminei de ler o livro Dom Casmurro de Machado de Assis semana passada. E por incrível que pareça eu nunca havia lido esse clássico da literatura.

O que dizer? Fácil é falar que Machado de Assis escreve muito, mas você não tem ideia do quão bem ele escreve!

Em muitos capítulos ele deixa margem para discussão dos dois lados do tema abordado pelo livro: Capitu traiu ou não Bentinho?

Durante a leitura o autor conta algo que diríamos: Não! Capitu nunca iria trair Bentinho! Mas passadas algumas linhas ou capítulos somos levados a achar que tal possibilidade seria sim possível.

Vou contar um fato que acho que tem a ver com as dúvidas de Bentinho.

Bentinho diz que seu filho Ezequiel se parece com o amigo Escobar e por isso seria filho do mesmo. Mas no capítulo ‘O Retrato’ o senhor Gurgel, pai de Sancha, amiga de Capitu lhe diz que a amiga da filha é parecida com a esposa quando moça. “Na vida há dessas semelhanças”.

Eu digo que é uma discussão sem fim, pois existem suposições de que algo possa realmente ter acontecido. E por outro lado, Bentinho era muito ciumento e tinha uma mente muito fantasiosa.

Outro fato que me chamou a atenção foi que Capitu sempre conseguiu convencer Bentinho do que queria, a fazer as coisas como ela achava melhor, sempre o manipulou consciente ou inconscientemente. Mas quando é acusada de tê-lo traído, ela não desmente e nem concorda. Simplesmente aceita as decisões dele assim por diante.

Escrever um livro do começo ao fim dessa maneira, nos deixando com as opções sempre em aberto mantendo um texto interessante e gostoso de ler, é o máximo!

Não vou contar mais detalhes senão estragarei as surpresas de quem ainda não leu o livro. Só posso dizer que a leitura de Dom Casmurro é praticamente obrigatória para quem quer conhecer o fascinante mundo dos romances e nesse livro poder descobrir o porquê dos famosos olhos de ressaca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *