Porto Seguro

Porto Seguro e Arraial D’Ajuda: Onde tudo começou

Porto Seguro, Arraial D’Ajuda, Caraíva, Praia do Espelho e Trancoso. Esse foi nosso roteiro na Bahia de 24 a 26 de julho.

Ganhamos a viagem no sorteio que teve na empresa onde trabalho. E como nós não gostamos quase nada de viajar, esse foi um super presente.

Desembarcamos no aeroporto na madrugada do dia 24 em Porto Seguro e ficamos hospedados em uma casa num condomínio em Arraial D’Ajuda em frente à praia, o famoso pé na areia. Nossa, que lugar lindo! É abrir a janela de manhã e avistar aquele marzão todo! Uma maravilha!

Arraial D'Ajuda

Nos acomodamos para descansar lá pelas quatro horas da manhã. Acordamos um pouco tarde, mas era preciso descansar para podermos explorar a região, como gostamos de fazer.

Íamos alugar um carro para zanzar, mas quando o Thales viu o Gurgel 89 parado na garagem, ahhhh, não deu outra; que alugar carro nada, disse, vamos é nos aventurar de Gurgel!

Gurgel 89

Após remover a teia de aranha que lá havia e uma limpadinha básica nos bancos, começamos o passeio almoçando em Porto Seguro saboreando um delicioso peixe no Restaurante Colher de Pau. Comemos um abadejo com alcaparras e batatas, o carro chefe da casa. Excelente!

Teia de aranha no Gurgel

Comidos e bebidos, hora de ir visitar o Centro Histórico e o local onde foi celebrada a primeira Missa no Brasil.

Fomos ao Centro Histórico primeiro. Quando chegamos fomos abordados pelo guia que já começou a explicar tudo e disse que nos acompanharia. Quase nunca utilizamos esse tipo de serviço; prefiro levar o Guia Quatro Rodas e ir buscando e descobrindo as informações, assim ficamos o tempo que queremos nos lugares seja para curtir ou ficar procurando uma melhor posição para fotos. Mas existem lugares que a visita só é permitida com um guia ou em ocasiões que realmente precisamos de um. Neste caso nós topamos fazer a visita guiada porque ele foi muito simpático, atencioso e o valor cobrado pelo serviço é fixo, R$ 15 reais por pessoa.

E lá fomos nós acompanhados pelo guia Fábio a explorar esse pequeno Centro Histórico de Porto Seguro.

Centro Histórico de Porto Seguro

Centro Histórico de Porto Seguro

Centro Histórico de Porto Seguro

O passeio durou cerca de uma hora. Foi bacana, o Fábio nos passou muitas informações do lugar, inclusive que esta rua da foto abaixo foi a primeira do Brasil; não sei, será?

Centro Histórico de Porto Seguro

Centro Histórico de Porto Seguro

Andamos por uma hora, porque o lugar não é muito grande e valeu a visita.

Centro Histórico de Porto Seguro

Centro Histórico de Porto Seguro

Centro Histórico de Porto Seguro

Centro Histórico de Porto Seguro

Depois fomos para Cabrália, local onde foi celebrada a primeira Missa no Brasil.

Chegando, passamos pela feirinha até chegar no marco onde tem a cruz e todas as informações. Mas o quente foi andar na praia que tem atrás dessa praça. Estava caindo a noite e tem uma parte com um banco de areia que vai entrando no mar… olha, ficamos um bom tempo ali curtindo o pôr do sol e a brisa do oceano, contemplando as luzes lá da costa.

Cabrália

Cabrália

Cabrália

Cabrália

Cabrália

Cabrália

Já era noite, mas como tínhamos planos para o dia seguinte, resolvemos mesmo assim passear no Centro Histórico de Cabrália. Que lugarzinho simpático!

Estava tudo fechado, claro! Mas deu para ter uma boa ideia do lugar.

Centro Histórico de Cabrália

Centro Histórico de Cabrália

Pegamos a balsa para Arraial D’Ajuda para ir passear na rua mais charmosa do Brasil, a rua Mucugê.

Rua Mucugê

Bem charmosa mesmo, ainda mais à noite com as luzes…

Rua Mucugê

Rua Mucugê

Rua Mucugê

Rua Mucugê

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *